terça-feira, 2 de abril de 2013

Depoimento de Valério : MPF abre 6 apurações


O Ministério Público Federal decidiu abrir, em Brasília, seis procedimentos para investigar acusações feitas por Marcos Valério num depoimento prestado em setembro do ano passado –aquele depoimento em que o operador do mensalão disse que Lula deu o seu “ok” para os empréstimos bancários que encobriram o esquema e teve “despesas pessoais” pagas com verbas espúrias.


Os repórteres Felipe Recondo e Alana Rizzo informam  que, após perscrutar as 13 páginas que abrigam as declarações de Valério, os procuradores da República que se ocupam do caso farejaram a existência de oito fatos que, em tese, podem ser tipificados como criminosos. Dois deles já se encontram sob investigação noutros inquéritos. Assim, restaram por apurar meia dúzia de condutas.
Decidiu-se, então, abrir procedimentos para realizar apurações preliminares. Ao final, pode-se optar pela abertura de inquéritos ou pelo arquivamento. As apurações serão conduzidas por procuradores distintos. A encrenca está sob os cuidados do primeiro grau da Procuradoria porque Lula, agora sem mandato, já não dispõe do foro privilegiado do STF. Por isso, não cabe ao procurador-geral da República, Roberto Gurgel, se ocupar da matéria.
Inicialmente, Gurgel tinha enviado o papelório com as acusações de Valério para Minas Gerais, onde correm outros inquéritos nascidos da investigação do mensalão. Porém, o procurador Leonardo Augusto Santos Melo, lotado em Belo Horizonte, concluiu que as acusações não tinham serventia para ações bertas na capital mineira. Devolveu o material a Brasília em 11 de março. Na Capital, não há prazo para o desfecho.                         
(Blog do Josias)


Nenhum comentário:

Postar um comentário